radar sportup

Indústria Portuguesa de Bicicletas: Sector e Exportações em Crescimento!

Em Portugal, é uma indústria tradicional, responsável anualmente por um valor de exportações que ronda os 160 milhões de euros (bicicletas, componentes e acessórios) e que representa já 0,44 por cento do comércio internacional português. A inovação e especialização poderão trazer o necessário valor acrescentado ao sector tendo em vista o seu crescimento e aumento de competitividade internacional.

A indústria nacional de bicicletas é composta por empresas de dimensão pequena e média, que empregam no total cerca de 1.300 trabalhadores, dos quais 750 na produção de bicicletas e os restantes nos componentes. A produção anual de bicicletas em Portugal ronda as 850 mil unidades, o que posiciona o nosso país no 5º lugar do ranking europeu (UE 27) do sector.

De acordo com o estudo das associações europeias Colibi (bicicletas) e Colipede (indústria de componentes e acessórios) para 2010, Portugal encontra-se entre os seis maiores produtores de bicicletas da Europa, num ranking que é encabeçado pela Itália com quase 2,5 milhões de unidades, seguindo-se a Alemanha, a Holanda e a Polónia, e Portugal que, com uma quota de cerca de 7 por cento, posiciona-se antes da França. Nas vendas ao consumidor, Portugal tem uma posição mais modesta, surgindo em 12º lugar com 2 por cento das vendas.

A Polisport é uma das empresas protagonista desta reportagem, que tivemos o privilégio de receber na nossa conferência C.SPORTUP.2010, no painel “Portugal à Conquista do Mundo – Casos Extraordinários de Inovação”.

Para saber mais: Revista Portugalglobal (AICEP)

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s