radar sportup

Inglaterra a inovar: Ministério da Saúde estabelece parceria com Nintendo

É bastante mais comum encontrar na nossa plataforma exemplos de inovação no desporto no seio do tecido empresarial do que originários em governos nacionais ou na administração pública. No entanto, num período relativamente pequeno, este é já o terceiro artigo que dedicamos a iniciativas inovadoras ligadas a organismos públicos Britânicos. Destacámos uma parceria entre a Sport England e o Facebook tendo em vista a promoção da prática desportiva e uma experiência piloto para combater a epidemia da obesidade com base em incentivos financeiros. Agora, vemos o sistema nacional de saúde britânico a estabelecer uma parceria com a Nintendo Wii!

iOnline: É a primeira aliança entre um governo e a indústria dos videojogos: a Nintendo Wii é a nova arma oficial de uma campanha do serviço nacional de saúde britânica. O objectivo é promover uma vida mais saudável em família. A iniciativa Change4Life valoriza o papel de jogos de computador como os disponibilizados para a Wii, em que os jogadores utilizam o movimento corporal para mover personagens ou são mesmo inseridas em aulas de ginástica ou competições desportivas.

Esta iniciativa insere-se  no âmbito de uma campanha nacional de luta contra a obesidade denominada “Change4Life”, que tem por lema “Change4Life is here to help families eat well, move more, and live longer, happier lives”. Esta campanha custará 300 milhões de euros, dos quais cerca de 220 milhões são suportados por privados, uma coligação de 33 empresas. Como incentivo a saber mais sobre esta campanha, sugiro que  vídeo fabuloso de sensibilização para a adopção de estilos de vida activos:

Apesar de poder parecer, não somos apologistas da novidade pela novidade. No entanto, com a escalada alarmante dos números relativos à obesidade, particularmente à obesidade infantil, há que encontrar soluções! E se as soluções do costume não são suficientes para contrariar o problema, então testem-se soluções diferentes. Afinal, como dizia Albert Einstein: ” insanidade é fazer a mesma coisa, dia após dia, na expectativa de obter resultados diferentes”.

E nós, por cá? Quem conhece casos exemplares de inovação neste domínio, de iniciativa pública, privada ou mista? Enviem-nos esses exemplos para os podermos disseminar!

Para saber mais: www.ionline.pt; The Guadian; Change4Life

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s