radar sportup

Oportunidade: Europa com Plano de Acção para a Mobilidade Urbana

PORTAL DO CIDADÃO: A União Europeia adoptou, no dia 30 de Setembro, o Plano de Acção para a Mobilidade Urbana para os próximos quatro anos, constituído por 20 medidas que vão ajudar as autoridades locais, regionais e nacionais a concretizar o objectivo de uma mobilidade urbana sustentável, com vista a “deslocações urbanas mais ecológicas, mais bem organizadas e mais fáceis”.

Da rápida leitura efectuada, apresentam-se dois temas que parecem constituir oportunidades efectivas e a curto prazo para a nossa indústria: o tema 1 – promover políticas integradas, e o tema 2 – optimizar a mobilidade urbana. No tema 1 surge a acção 3 – transportes em prol de ambientes urbanos saudáveis, que parece ser particularmente interessante e que está calendarizada para iniciar em 2010. No entanto, no tema 2, apesar de ter um preâmbulo prometedor e de reforço , parece não apresentar qualquer acção que acrescente algo à acção 3, já mencionada. Aqui ficam as secções do texto que parecem ser mais relevantes:

Plano de Acção para a Mobilidade Urbana

O Plano de Acção propõe acções práticas a curto e médio prazo a lançar progressivamente até 2012, abordando de uma forma integrada questões específicas relativas à mobilidade urbana. A Comissão proporciona uma parceria às autoridades locais, regionais e nacionais com base no compromisso voluntário por estas assumido de cooperarem em domínios seleccionados de interesse mútuo. Convida também outras partes interessadas nos Estados-Membros, os cidadãos e a indústria a desenvolverem uma estreita cooperação, dando especial atenção às necessidades de mobilidade de grupos vulneráveis como os idosos, os grupos com baixos rendimentos e as pessoas com deficiência, cuja mobilidade se encontra reduzida por uma incapacidade ou deficiência de carácter físico, intelectual ou sensorial ou devido à idade.

Tema 1 — Promover políticas integradas

Acção 3 — Transportes em prol de ambientes urbanos saudáveis
O transporte urbano sustentável pode desempenhar um papel na criação de ambientes saudáveis e contribuir para a redução de doenças não contagiosas, como as doenças respiratórias e cardiovasculares, bem como para a prevenção de lesões. A Comissão apoia o desenvolvimento de parcerias para a criação de ambientes saudáveis e explorará, no contexto dos seus trabalhos sobre saúde pública e através, nomeadamente, da implementação de estratégias no domínio da nutrição, excesso de peso e obesidade, ambiente e saúde, prevenção de lesões e cancro, novas sinergias entre as políticas de saúde pública e de transportes.

Tema 6 — Optimizar a mobilidade urbana
A integração, a interoperabilidade e a interligação eficazes entre diferentes redes de transporte são características essenciais de um sistema de transportes eficiente. Estes factores podem facilitar a transferência modal para modos de transporte mais respeitadores do ambiente e logísticas de transporte de mercadorias mais eficientes. A existência de soluções de transporte público económicas e atraentes para as famílias é essencial para incentivar os cidadãos a ficarem menos dependentes do automóvel, a utilizarem o transporte público, a andarem mais a pé e de bicicleta e a explorarem novas formas de mobilidade, como, por exemplo, a co-utilização ou co-propriedade de viaturas e a partilha de bicicletas. Meios de transporte alternativos como as bicicletas, motoretas e motociclos, bem como os táxis, podem também ter um papel a desempenhar. A gestão da mobilidade por parte das empresas pode influenciar o padrão das deslocações atraindo a atenção dos trabalhadores para opções de transporte mais sustentáveis. As entidades patronais e as administrações públicas podem fornecer apoio através de incentivos financeiros e de regulamentação do estacionamento.

Para saber mais: Portal do Cidadão; Plano de Acção para a Mobilidade Urbana

Foto: Love por Duchamp @ Flickr

Standard

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s